TRABALHOS ACADÊMICOS


Livro:

LOURO, Ana Lúcia; TEIXEIRA, Ziliane; RAPÔSO, Mariane (Org.). Aulas de músicas: narrativas de professores numa perspectiva (auto)biográfica. Compre aqui: Editora CRV.

Capítulos de livros:

LOURO, Ana Lúcia. Entre conchas e retalhos: conversas com docentes universitário-professores de instrumento. In: LOURO, Ana Lúcia; SOUZA, Jusamara (Org.). Educação Musical, Cotidiano e Ensino Superior. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2013, p. 101-123.

LOURO, Ana Lúcia. Narrativas de docentes universitários-professores de instrumento sobre mídia: da relação. In: SOUZA, Jusamara. (Org.) Aprender e Ensinar Música no Cotidiano. 2ed.Porto Alegre(RS): Sulina, 2016, p. 259-283.

TORRES, Maria Cecília. Músicas do cotidiano e memórias musicais: narrativas de professoras do ensino Fundamental. In: SOUZA, Jusamara. (Org.) Aprender e ensinar Música no cotidiano. 2a.ed.Porto Alegre: Editora Sulina, 2016, p. 237-258.

TORRES, Maria Cecília. Lembranças e práticas musicais da infância: histórias de professores.In: PAES, Maria Helena Rodrigues, SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. (Org.) Contribuições para o trabalho e formação docente: temas contemporâneos e sala de aula. Curitiba - Paraná: Editora CRV, 2013, p. 35-46.

TORRES, Maria Cecília. Narrativas de uma coordenadora de um subprojeto PIBID de Música: o PIBID como espaço formativo. In: VICENTINI, Paula Perin; CUNHA, Jorge Luiz da; CARDOSO, Lilian Auxiliadora Maciel. (Org.) Experiências formativas e práticas de iniciação à docência. Curitiba/PR: CRV, 2016, p. 105-119.


Anais:

I Encontro de Educação Musical e Pesquisa (Auto)Biográfica (é necessário cadastrar-se no 4shared)

II Encontro de Educação Musical e Pesquisa (Auto)Biográfica (é necessário cadastrar-se no 4shared)

IV Encontro Ouvindo Coisas e III Encontro de Educação Musical e Pesquisa (Auto)Biográfica



Teses (Programa de Pós-Graduação em Educação LP4 - Educação e Artes - UFSM):

André Müller Reck - Narrativas religiosas no ensino superior em música: uma abordagem (auto)biográfica (2017)

Lucius Batista Mota - Identidades profissionais: um estudo de narrativas (auto)biográficas de professores de oboé (2017)

Ziliane Lima de Oliveira Teixeira - Narrativas de professores de flauta transversal e piano no ensino superior: a corporeidade presente (ou não) na aula de instrumento (2016)



Dissertações (Programa de Pós-Graduação em Educação LP4 - Educação e Artes - UFSM):

Jade da Rosa Schneider - Quando um professor se faz histórias: o professor Eugênio Schneider e narrativas (auto)biográficas de um legado de ensino de música em Santa Maria-RS (2017)

Márcio Luiz Tólio - Atoque - música - família: significados da educação musical em um projeto social (2017)

Jéssica de Almeida - Quando em dois somos muitos: histórias de vida dialogadas e a atuação do professor de música na educação básica (2016)

Diogo Baggio Lima - Milton Romay Masciadri: narrativas (auto)biográficas sobre uma escola de contrabaixo (2015)

Douglas Rodrigo Bonfante Weiss - A formação de professores de Acordeom o Rio Grande do Sul: narrativas (auto)biográficas (2015)

Mariane Martins Rapôso - Professores de música em escolas particulares de Santa Maria - RS: um estudo a partir de diários de aula (2014)

Fernanda Junges - Canto Coral em projetos sociais: trajetória de uma educadora em Santa Maria - RS (2013)

Renata Beck Machado - Narrativas de professores de teoria e percepção musical: caminhos de formação profissional (2012)

André Müller Reck - Práticas musicais cotidianas na cultura gospel: um estudo de caso no Ministério de Louvor Somos Igreja (2011)

Marcelo Barros de Borba - Narrativas de docentes universitários-professores de instrumento: construção de significados sobre cibercultura (2011)

Alysson Custódio do Amaral - Processo identitário do professor de Arte do Sudoeste do Paraná: diálogos sobre o conteúdo de música (2010)

Mariana Zamberlan Nedel - Educação musical e práticas corporais como recurso metodológico da educação infantil: diálogos com professores de música e educandos sobre interdisciplinaridade (2010)

Maria Augusta dos Santos Medeiros - Relações entre a professora de música e alunos presidiários: um estudo de caso etnográfico em Santa Maria - RS (2009)


Tese (Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS - Educação Musical):

Ana Lúcia de Marques e Louro - Ser docente universitário-professor de música: dialogando sobre identidades profissionais com professores de instrumento (2004)


Artigos:

Douglas Weiss e Ana Lúcia Louro. Identidades de professores de música: narrativas de acordeonistas. Revista Reflexão e Ação, v. 27, n. 1.

Ziliane Teixeira e Ana Lúcia Louro. Memórias musicais, espiritualidade nas artes e a "busca da felicidade": uma pesquisa-formação com acadêmicos de dança. Revista Educere et Educare, v. 13, n. 28.

André Müller Reck e Ana Lúcia Louro. Culturas musicais religiosas: problematizações sobre o ensino de música nas escolas. Revista Educação Unissinos v. 21, n. 2.

Ana Lúcia Louro e André Müller Reck. Práticas musicais do cotidiano na Iniciação Científica: diários de pesquisa em ambientes religiosos cristãos. Revista do LAV UFSM v. 10, n. 2.

Jéssica de Almeida e Ana Lúcia Louro. Narrativas de professores de música: entrelaçando vivências com a música e seu ensino e a atuação na educação básica. Revista da ABEM v. 24, n. 37.

Maria Cecília Torres: Narrativas dos movimentos de uma tese: apresentar as entrevistas e narrar o narrado. Revita ouvirOUver v. 13, n. 2

Douglas Weiss e Ana Lúcia Louro. Jornal de pesquisa e diários de aula particular: uma experiência formativa voltada ao ensino de acordeom para terceira idade. Revista do LAV UFSM v. 9, n. 6.

Marcelo Barros de Borba e Ana Lúcia Louro. Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de música. Revista NUPEM v. 8, n. 14.

Ana Lúcia Louro, Ziliane Teixeira e André Reck - Pesquisa em Música: reflexões sobre memórias musicais e dimensões da "experiência de si". Revista do LAV UFSM v. 9, n. 1.

José Luis Aróstegui Plaza, Ana Lúcia Louro e Ziliane Teixeira - Las políticas educativas de reforma y su impacto en la Educación Musical Escolar: de dónde venimos y hacia dónde podemos ir. Revista da ABEM n. 35.

André Reck, Ana Lúcia Louro e Mariane Rapôso - Práticas de Educação Musical em contextos religiosos: narrativas de licenciados a partir de diários de aula. Revista da ABEM n. 33.

Helena Dóris Sala e Ana Lúcia Louro O diário de aula como um espaço para (auto)narrativa dentro de aulas de canto coral em um projeto social. Revista Reflexão e Ação v.23.

Douglas Weiss e Ana Lúcia Louro - Caminhos formativos de professores de acordeom: aportes teóricos a partir de narrativas. Revista da Fundarte n. 26.

Ana Lúcia Louro - Improvisando sobre um tema de Larrosa: diários de aula numa disciplina sobre "narrativas de si" na pesquisa em educação musical. Revista Educere et Educare n. 16, v. 8.

André Reck - Práticas musicais gospel no cotidiano e educação musical. Revista da ABEM nº 29.

Ana Lúcia Louro - Cartas de licenciados em música: (re)contando o vivido para centrar a aula no aluno. Revista da ABEM n. 20.

Douglas Weiss e Ana Lúcia Louro - A formação e atuação de professores de acordeom na interface de culturas populares e acadêmicas. Revista da ABEM n. 26.

Ana Lúcia Louro e José Luis Aróstegui - Docentes universitários-professores de instrumento: suas concepções sobre educação e música. Revista Em Pauta n. 22.

Cláudia Bellochio, Luciane Garbosa, Ana Lúcia Louro e Luis Fernando Lazzarin - A linha Educação e Artes e as pesquisas em educação musical no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação UFSM. Revista Educação v. 37.










Sem comentários:

Enviar um comentário